sábado, 17 de abril de 2010

Hipertexto é visto em formato digital, que se agrega um conjunto de informaçãoes na forma de bloco de textos, palavras, imagens ou sons, cujo o acesso se dá por meio de referencias específicas sendo eles: hiperlinks ou simplesmente links, em que se destaca o corpo de texto principal.
O hipertexto permite acesso rápido a qualquer informação de forma virtual, utilizando o www, como meio hipertextual, sendo uma matriz de texto potenciais, produto da leitura de qualquer texto, um modelo do funcionamento da mente em rede e fora das telas.
A é vista como inciclopédia
sendo um clássico exemplo de hipertexto baseado no papel, pois permite acesso não-linear aos verbetes contidos em diferentes volumes. Um exemplo de hipertexto tradicional são as anotações de Leonardo Da Vinci e também a Bíblia, devido sua forma não linear de leitura.
O hipertexto na Educação é relevante e deve ser usado como ferramenta para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma espontânea e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa interação.
Os educadores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas serve como um bom exemplo, contribuindo também traz como vantagem para a construção do conhecimento compartilhado, sendo importante como ferramenta ara organizanização de materiais para diferentes disciplinas.